Manter um ambiente de trabalho limpo e organizado é mais que estética, tem relação com produtividade, saúde e imagem corporativa, o que acaba sendo uma necessidade no ambiente corporativo.
Mas, ao contratar um serviço profissional de limpeza, surge a dúvida: o que está incluso em uma limpeza de empresa?
Diferente da limpeza residencial, a limpeza corporativa segue um protocolo específico, focado em eficiência, escala e na criação de um ambiente seguro e higienizado para colaboradores e visitantes.
O que está incluso em uma limpeza de empresa:
1. Áreas comuns e de circulação
São as vitrines da empresa e merecem atenção redobrada:
- Recepção e salas de espera: limpeza e desinfecção de balcões, poltronas, mesas de centro e portas de vidro;
- Corredores e halls: aspiração e lavagem de pisos, remoção de poeira de rodapés e limpeza de interruptores e placas de sinalização;
- Elevadores: limpeza completa das paredes internas, botões (desinfecção crucial) e pisos.
2. Escritórios e salas de reunião
Onde a produtividade acontece. A limpeza aqui é minuciosa:
- Mesas e superfícies: remoção de pó, limpeza e desinfecção de todas as superfícies, incluindo telefones, teclados e monitores (com produtos apropriados);
- Cadeiras estofadas: aspiração para remover poeira e ácaros;
- Lixeiras: esvaziamento, limpeza e desinfecção. Troca de sacos plásticos;
- Janelas e vidros: limpeza dos vidros internos e peitoris.
3. Banheiros e vestiários
Uma área que exige rigor máximo em termos de higiene:
- Sanitários e mictórios: limpeza, desinfecção e desincrustação;
- Pias e espelhos: limpeza e polimento para eliminar manchas de água e sabão;
- Pisos e paredes: lavagem com produtos bactericidas;
- Reabastecimento: reposição de sabonete, papel toalha, papel higiênico e outros insumos.
4. Áreas de alimentação (copa, cozinha e refeitórios)
Fundamental para o bem-estar e a segurança dos colaboradores:
- Mesa e bancadas: limpeza e desinfecção profundas;
- Eletrodomésticos: limpeza externa e interna de geladeira, micro-ondas e fogão;
- Pia: limpeza e desinfecção, evitando acúmulo de gordura.
5. Limpeza de pisos
O tipo de piso define a técnica e os produtos utilizados:
- Carpetes e tapetes: aspiração diária e limpeza profunda periódica;
- Pisos frios (porcelanato, cerâmica): varrição, aspiração e lavagem;
- PVC e vinílico: varrição e limpeza úmida com produtos específicos para manter o brilho.
6. Limpeza de alto e baixo contato
Um conceito essencial, especialmente pós-pandemia:
- Alto contato: desinfecção rigorosa de maçanetas, corrimãos, interruptores, torneiras, botões de elevador e controles remotos;
- Baixo contato: limpeza padrão de paredes, tetos e partes superiores de móveis.
Serviços especializados que podem ser incluídos
Além da limpeza de rotina, muitas empresas oferecem serviços adicionais:
- Limpeza de vidros externos e fachadas;
- Limpeza de carpete e estofados: profunda e com técnicas a seco ou a vapor;
- Aplicação de cera e cristalização em pisos;
- Limpeza pós-obra: remoção de resíduos de construção, poeira e sujeira pesada;
- Limpeza em ambientes especializados como hospitais;
- Higienização de ar-condicionado: limpeza de dutos e troca de filtros para melhorar a qualidade do ar.
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